terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ipê-Branco





   
     Hoje, 24 de setembro, terça-feira de 2013, no período da tarde, passando pela avenida Tiradentes, marginal do rio Campestre em Lins, na calçada do IAL - Instituto Americano de Lins, me deparei com esse lindo pé de Ipê-branco, totalmente florido. Então, não resisti. Peguei minha máquina fotográfica e comecei a fotografar. Esse é um momento impar para quem gosta e é apaixonado pela natureza.


             


     O Ipê-branco é lindo pelo seu contraste com a natureza. O verde das outras árvores, o branco ou o azul do céu,  um lago, uma montanha, a fachada de uma residência, prédios e até mesmo uma rua.


             

     O Ipê-branco também conhecido como Ipê-do-cerrado ou Pau-D´arco, da família das Bignoniaceae,  é uma árvore brasileira e o seu nome científico é Tabebuia róseo-alba, que na língua tupi-guarani significa: Ipê – árvore de casca grossa e tabebuia, pau ou madeira que flutua. 



             
     O Ipê-branco floresce entre os meses de agosto a outubro, e apresenta totalmente despida da folhagem, mostrando sua beleza e  exuberância, ficando totalmente branco, dentro de um espaço de tempo bastante curto, não passando de 4 dias aproximadamente.  A sua altura pode atingir de 7 a 16 metros, com tronco medindo aproximadamente uns 50 centímetros de diâmetros com casca suberosa e superficialmente fissurada.




      
     O Ipê –branco é uma árvore extremamente ornamental,  pela seu exuberante florescimento que, pode ocorrer mais de uma vez ao ano. Suas folhas, densa  e de cor verde/azulada, bastante usada no paisagismo moderno, como sítios, chácaras,  fazendas e na arborização de praças, ruas e avenidas. (Manoel Ramires)





Nenhum comentário:

Postar um comentário