sexta-feira, 24 de junho de 2011

Parceria entre a ETEC e o BIPF resulta num SITE


Foto: Luiz Felipe, Daiane, Jonathan, Professor Naylor, Manoel Ramires, Lucas, Bruno e Emersom.

     O Boletim Informativo Paulo Freire - BIPF,  o Jornal dos Bairros de Lins, em parceria com os alunos da Escola Técnica Estadual de Lins - ETEC ,  fizeram uma parceria, visando a formação de um SITE, para o Boletim Informativo  que, esta em construção. Participam desse projeto os alunos: Foto: E/D:Luiz Felipe Eleotério, Daiane do Nascimento Simião, Jonathan Rios Sousa e o Professor Naylor Garcia Bachiega da disciplina Composição e Projetos, Manoel Ramires jornalista responsável do BIPF, Clayson Lucas Moreira, Bruno Henrique Sanches Melis e Emersom Yoshiaki Okano.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Foto mania



“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”. Prov. 22:6



Foto: Manoel Ramires e Maria Eduarda (Filha do Alan e Cidinha do Supermercado Bandeirantes), domingo, final de tarde, dia 22/05/2011, na Lanchonete do Tidinho, rio Dourado, alimentando os peixes com pedaços de pão. 

     A questão mais séria do Provérbio em epígrafe, não é tanto a de ensinar o adulto, já com seus vícios e defeitos, ou depois de ter se destruído pela sua conduta; mas sim ensinar  a criança sobre as coisas boas  que a vida tem, a ética, a cidadania, a ter respeito, honra, gratidão as pessoas ao seu arredor e, principalmente, ensinar o caminho de Deus.



Mariano, um projeto de vida



     No mês de maio, dia das mães, no quintal de casa,  nasceu o pequeno Mariano (o pombinho  ganhou esse nome por ser mês de maio).  Seus pais fizeram um ninho em uma folha de coqueiro seca, para não cair à folha, tivemos que amarrá-la, e colocar uma escora de madeira para segurá-la. Enfim eis aí a vida. E, suas fotos estão participando do Mapa Cultural Paulista 2011.

Dicas de Informática

Como trocar resolução da tela no Windows XP



     Já aconteceu de você entrar no orkut ou em alguns sites,  twitters  e até mesmo em blogs e, parecer que esta faltando alguns pedaços de figuras, ou seja; a imagem aparece cortada. Não se desespere, isso ocorre devido a resolução da tela (monitor)  do PC. Vamos ajustar então a resolução do seu monitor.
     Vá em sua área de trabalho, e com o lado direito do mouse, clique em Propriedades.
     Abrirá uma janela “Propriedades de Vídeo”, você clicará em configurações.
     Em “Resolução de Tela” você ajustará para: 1280 por 768 pixels.
     Clique em Aplicar e depois em OK.
Não é difícil, vamos lá que você consegue. Valeu!

Jossi Passarelli é Técnica em Informática. E dá dicas de informáticas em seu blog: jpmulheresna informatica. blogspot.com

Receita

Frango a Passarinho Assado

Ingredientes:
• 1 frango picado e cortado a passarinho (em pedaços);
• pacote de creme de cebola;
• 2 dentes alho picado;
• 500g de maionese;
• sal a gosto;

Modo de fazer:
Forre uma assadeira com papel alumínio. Dentro, coloque todos os ingredientes de uma só vez, e misture bem.  Cubra-os bem com o papel alumínio e leve ao forno para assar por uns 30 minutos ou até ficar bem macio. Depois é só tirar o papel alumínio e deixar dourar.

Social





Feijoada com Pagode
Aconteceu, domingo, dia 29, na chácara  da SABESP, o aniversário do Alcyr de Oliveira Lima, carinhosamente chamado de Tiziu.  A comemoração  foi acompanhada  com os Grupos de Pagode Simples Desejo e Pagode dos Amigos e, além de uma belíssima feijoada, contou também com a presença dos amigos e dos familiares. Parabéns.




Camille
O dia  6 foi muito especial no lar da pequena Camille Nayara Costa Santos que, junto dos pais  Carlos Alberto Santos e Zelita Dias Costa Santos, e do irmão Allyson, comemorarão mais um aniversário, para a alegria dos avós, Ismael e Maria de Fátima. Parabéns Camille! Que Deus a ilumine!




Willian
Willian Godoy, jovem guerreiro e trabalhador, completou no dia 1º  mais um ano de vida e recebeu todo o carinho e a paparicação, dos amigos e dos familiares;  Ismael Rodrigues e Maria de Fátima Godoy Rodrigues, que  lhe deseja toda a felicidade do mundo.   Parabéns Willian! Que seus sonhos se realizem!

Agora quem dá bola é o Santos! O Santos é o Novo Campeão...



 






















     Esse ano, para os apaixonados Santos Futebol Clube,  é só alegria. No dia 15 de maio, fomos Campeão Paulista, série A1, ao derrotar o Corinthians por 2 x 1. (Gols: Arouca e Neymar). Agora estamos na final da Libertadores e, a torcida é imensa. Este ano também o Linense participou do Paulistão e se manteve na 14ª colocação.
 Mas, a história é a seguinte: Foto (1): Giúlia Cavicchio Ramires, que nasceu no dia 29 de janeiro, vestiu a camisa do Santos e, já conquistou seu 1º título, para a alegria dos pais Lê e Janaina. Foto (3): Minha mãe Maria Lúcia, comemorou junto conosco. Foto (2) Os vizinhos Corinthianos valorizou a nossa vitória. Foto (4): Os irmãos Luiz Arthur(27/05) e Juan Manoel (5/05), santistas de carteirinhas, comemoraram seus aniversários  em meio a  mais um título do time da Vila Belmiro. Parabéns!



Editorial





     Olá pessoal!
     Tudo bem! Estamos iniciando uma nova temporada. Ou melhor, começo de mais um ano, o 9º ano. Pois bem, no mês de maio o Boletim Informativo Paulo Freire, o Jornal dos Bairros, completou seu oitavo (8º) ano.  No início era uma folha de papel sulfite com o texto digitado e, as fotos eram coladas, e depois eram feitas xerox, e aí sim, distribuídas a todos moradores dos bairros. Depois passamos para o formato “tablóide”, em branco e preto com 4 páginas e, hoje,  ainda, continuamos com o formato “tablóide”, mas, colorido e com 6 páginas. Tudo isso para levar informação, conhecimento, entretenimento e alegria à vocês. Mas, a real necessidade do Boletim Informativo é a de melhorar o lugar onde vivemos. É, levar a todos um mundo melhor, com uma boa qualidade de vida, questionando sobre as benfeitorias e fiscalizar as ações do poder público. Eu sei que precisamos de mais, e mais rápido, porém com diálogo, persistência  e paciência  chegaremos lá. Isso é democracia, isso é legal e ético. Tudo isso só é possível, quando caminhamos juntos. Venha! Participe! Dê sua opinião! Seja solidário!  E que Deus  ilumine a vida de cada um de nós. Até o mês que vem com muita fé e esperança!
     Manoel Ramires (Diretor de Redação) - BIPF nº 53 - Ano VIII - Junho 2011

Moradores do residencial Santa Lúcia reclamam dos problemas que a falta do asfalto da rua João Bossonaro faz

    

 Moradores do residencial Santa Lúcia pedem por asfalto no trecho que falta da avenida João Bossonaro e falam das complicações ocasionadas em decorrência da falta desse melhoramento e  benfeitoria, prometida pelo prefeito Casadei  antes da campanha de reeleição.








Moradores da rua João Bossonaro pedem por asfalto
Foto: E/D:  Gisele, Celina,  Lucimara e a pequena Nathalia,  Lúcia Helena,  Patrícia, Daniel e  o Toninho. Na frente, as duas meninas, Gabriela e Maria Eduarda. 





Carlos Eguti, disse que Quando chove a avenida vira um grande rio. Parte dessa água vem do loteamento novo,  pois a rua tem muita caída e finaliza do lado esquerdo, onde moro, pois falta boca de lobo, bueiro, para reter a água e amenizar os nossos problemas. O asfalto vai ser bom para nós!



O simpático Casal,  Ismael Rodrigues e Maria de Fátima Godoy Rodrigues,  reclamaram do problema de saúde, bronquite, e que, não sara nunca devido ao pó da avenida João Bossonaro. A Casa não para limpa nunca e para pegar o coletivo tem que ir até a caixa da água da Sabesp.


Tayna Cardoso Cavalcanti com o pequeno Matheus Cavalcanti Fação, de um ano e quatro meses, nos braços,  disse que: quem sofre mais com a poeira são as crianças, com problemas respiratórios. A falta de asfalto da avenida João Bossonaro,  nessa parte de baixo, impede a circulação do coletivo, além de que, a casa  não para limpa. Queremos uma solução já.







     No dia 25 de abril, segunda-feira, o Boletim Informativo Paulo Freire foi até a Avenida João Bossonaro, parte que ainda não esta com pavimentação asfáltica,  e perguntou aos moradores:   Porque a avenida João Bossonaro precisa urgentemente ser asfaltada? Respostas:  Gisele Ferreira dos Santos; Boca de lobo (bueiro), entre o loteamento San Francisco, pois quando chove    cria um enorme alagamento. Celina Nobre de Araujo; O  transporte coletivo não desce até aqui por causa da falta do asfalto. Lucimara Pereira da Silva; Pensando no futuro, seria necessário um quebra molas, lombada, pois, mesmo sem o asfalta os carros passam por aqui em alta velocidade. Lucia Helena Dias de Oliveira Reis e o filho Daniel de Oliveira Reis; disseram que quando chove a quantidade de lama é muito grande e também, dos problemas respiratórios. Patrícia Nobre de Araújo; Quando chove a dificuldade de levar as crianças para escola, pois o bairro fica isolado do mundo sem o asfalto, além do descaso da Prefeitura, temos que conviver com escorpiões, lagartos e cobras. José Antonio Bachim, o Toninho, bem humorado, disse que, a infra-estrutura dará a todos uma melhor condição de vida.







Dengue

    


A Dengue faz uma vítima fatal em Lins. Confirmada 1º morte por Dengue.Para evitar um possível criadouro (foto), no esgoto de água da chuva, no quintal, coloquei um pano, entre  a grelha (tampa), e a caixa de coleta da água. Se você tem uma idéia nova entre em contato com o Boletim Informativo.
     A Secretaria Municipal de Saúde de  Lins, através da divisão de Vigilância Epidemiológica, informou, que no dia 11 de maio,  um morador do bairro do Ribeiro,  Élton Marcus dos Santos, conhecido por Buiú, de 34 anos,  veio a óbito por dengue.
     A confirmação da 1º  morte, em Lins, causada por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),  chegou no dia 15, da cidade de Bauru, de acordo com o relatório do Grupo de Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria de Saúde  informou que até o dia 3, haviam sido notificadas 785 pessoas com suspeita de dengue, sendo que,  desse total, 413 tiveram confirmação  laboratorial da doença, segundo análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz. O bairro mais atingido é o Ribeiro com 59 casos, seguido pelo Junqueira com 44. O Bairro Paulo Freire, 3; e o Santa Lúcia 1.
     A diretora municipal de Vigilância Epidemiológica, Carmen Lúcia Budóia, informa que 80% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue Aedes Aegipty, encontram-se  nas casas habitadas.
Portanto, vamos cuidar da nossa casa. Os órgãos responsáveis, como Prefeitura e SUCEN, realizam visitas nas casas, aplicam inseticidas e estão fazendo a parte deles ...E, A NOSSA PARTE?...  O QUE ESTAMOS FAZENDO?
    

12º Jantar da Banda Real e Convidados

     Local: CSU - Centro Social Urbano de Lins; Data: 09/07/2011;  Participação especial das Filhas da Promessa de Botucatu e muito mais. Adquira já o seu convite.

Campanha do Agasalho "Roupa boa a gente doa"

     A Prefeitura  de Lins, através do Fundo Social de Solidariedade Municipal e,  em parceria com a SABESP, lançou oficialmente no dia 20 de maio a Campanha do Agasalho, 2011, que  tem como tema: “Roupa boa a gente doa”.  E, o bairro Paulo Freire através do Boletim Informativo também esta participando dessa campanha. Procure uma das caixas espalhada  pelo comércio do bairro e deposite seu agasalho. Vamos participar!

Secretário de Obras de Lins recebe lideranças do bairro Paulo Freire






















     No dia 27 de maio, sexta-feira, no período da manhã,  o Secretário Municipal de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Engenheiro Civil Aderbal R.Peçanha de Lima, recebeu em seu gabinete, o presidente de bairro Luiz Marcelo Miranda e o agente comunitário e jornalista Manoel Ramires,  para uma reunião sobre os melhoramentos e benfeitorias dos bairros Paulo Freire, Santa Lúcia e Jardim São Vicente.
     O Secretário de Obras Aderbal  nos informou que:
     Os recursos para a conclusão da Quadra Poliesportiva, já se encontram na Prefeitura, e que esta aguardando apenas a prorrogação do contrato que estava vencido e assim reiniciar a  obra.
      Neste mês de Junho será realizado o trabalho de “tapa buracos” em todas as ruas dos bairros.
      Ainda aguarda recursos para providenciar a calçada da rua Minas Gerais, lado da Rotunda.


      Em parceria com o 37º BIL - Batalhão de Infantaria Leve, na Vila Militar, foi providenciado um aceiro (ruas) nas dependências internas, para prevenção e combate aos incêndios nessa época de seca. Já na rua Álvaro Sampaio da Silva entrada dos bairros, esta sendo executado o calçamento do lado do quartel (foto menor).
      Após o atraso das correspondências pelos correios, por mais de 23 dias, recebemos o planialtimétrico (medidas) da Praça Arlindo Charantola (Ofício SUSOP 048/2011). 
       A questão do asfalto da avenida João Bossonaro, ainda não há uma previsão para tomada do reinicio, mas, segundo Aderbal esta se empenhando no máximo para concluir a obra